O que é a transformação digital na governança ambiental?

Duas dentre as 5 maiores corporações do planeta utilizam dados como matéria-prima e entregam a maior parte dos seus produtos e serviços de modo digital. De fato, Google e Microsoft não necessitariam, sequer, de uma estrutura física para operar e atender seus clientes. Esse, meus caros, é o ATUAL nível de inovação atingido pela humanidade. Observamos mudanças cada vez mais drásticas e o futuro se aproxima de modo acelerado. E no segmento de gestão de dados das empresas e seus impactos no meio ambiente? Como é a transformação digital na governança ambiental?

Dica para as corporações que pretendem se manter competitivas no mercado

Alguém tem dúvida de que as empresas que ignorarem a necessidade de transformação digital em TODOS os seus setores terão muita dificuldade em sobreviver? Contextualizando esse raciocínio na temática ambiental, de modo pragmático, observamos um crescimento exponencial da população global que irá, inevitavelmente, demandar grande parte dos recursos naturais do planeta para sua subsistência em um futuro não muito distante. Isso é um fato! Conforme previsto na ciência econômica, a escassez irá resultar em “valuations” dos ativos ambientais cada vez maiores. Dessa forma, as companhias que possuírem registros organizados e acionáveis de todos os seus ativos ambientais, com verificação via blockchain, poderão obter compensação regulatória ou negociar seus créditos no mercado.

Como implantar a transformação digital na governança ambiental em minha empresa?

Investimentos em ações ambientais efetivas, documentadas e registradas, irão entregar um ROI muito superior a grande parte das opções de investimento do mercado. Portanto, uma outra maneira de enxergar essa relação é dar-se conta de que hoje o dinheiro vale muito e a natureza pouco e amanhã a natureza vai valer muito e o dinheiro pouco. Temos a oportunidade de antecipar esse movimento: Podemos gerar dividendos de modo contínuo e incremental e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução no nível de degradação dos recursos naturais.

O primeiro passo é a organização e digitalização dos seus dados. O resto, eu conto depois!